Para que serve o .NET Framework da Microsoft? Devo ou não instalar? Qual versão escolher?

  O .NET Framework é uma conhecida ferramenta de programação da Microsoft, que abrange os ambientes de criação (IDE) e as bibliotecas que os usuários precisarão ter em seus computadores para executar os programas criados com ela. Usando o .NET Framwork os desenvolvedores podem criar e testar aplicativos em diversas linguagens de programação, com a grande vantagem de ter o software rodando de forma bem semelhante nas diferentes versões do Windows, basta que elas suportem a tecnologia. Para o usuário o .NET Framework passa a ser, portanto, um item essencial do Windows pois vários programas foram criados a partir dele e o requerem durante a instalação ou simplesmente para rodar tratando-se das aplicações sem instalador.

Porque existem várias versões?

  O .NET Framework está em constante evolução, e a cada nova versão ganha mais tecnologia que representa mais opções para programação, melhorias de segurança e outras novidades que aproveitam melhor as características de cada nova edição do Windows. Entretanto, muitos softwares que foram criados com as primeiras versões do .NET não ganharam suporte às mais recentes.
  Por exemplo, houve muitos programas criados com o .NET Framework versão 2.0, principalmente na época em que só existia o Windows XP, antes do Windows Vista. Se você já tiver instalada a versão 3.0 ou mais recente do .NET, por exemplo, deverá mesmo assim baixar e instalar também a versão 2 para conseguir rodar qualquer programa que requer esta versão antiga.

  A partir do Windows 2003 e do Windows Vista (inclusive o 7) cada nova versão de Windows conta com a versão mais recente do .NET lançada até então, a partir da instalação do Windows, o que facilita a vida dos desenvolvedores e usuários, mas versões antigas e mais recentes podem ser baixadas e instaladas facilmente, claro, respeitando as limitações do instalador.


Veja abaixo a relação de sistemas e respectivos frameworks integrados:
95 - não suporta a tecnologia .NET
98, 2000 e XP - só por instalação manual
2003 - suporte nativo para a 1.1
2003 R2 - suporte nativo para a 2.0
Vista e Server 2008 - suporte nativo para a 3.0
Windows 7 e Server 2008 R2 - suporte nativo para a 3.5
8 (ainda sem nome, sucessor do Windows 7) - suporte nativo para a 4.0

As versões do .NET Framework

  Para os técnicos de manutenção e instalação de PCs, uma boa dica para garantir o máximo de compatibilidade e evitar possíveis problemas, sempre que formatar o HD ou comprar um PC novo baixe e instale o .NET Framework antes de começar a colocar os demais programas. As principais e mais requeridas versões do .NET são a 2.0 e 3.5, mas pode ser necessário ter as outras instaladas também. As versões abaixo são os principais releases:

Microsoft .NET Framework 1.0 SP3 - Primeira versão estável foi lançada oficialmente em fevereiro de 2000. É compatível com 98, Me, NT 4.0, 2000 e XP. Foi substituída pela versão 1.1, mas em alguns casos, programas podem requerê-la, pois verificam a “build”, e não a versão.

Microsoft .NET Framework 1.1 - Lançada em em abril de 2003, é a primeira a vir nativamente no Windows (no caso, o 2003, posterior ao XP). Compatível com Windows 2000, XP, 2003, Vista e 2008.

Microsoft .NET Framework 2.0 Redistributable - Esta é uma das mais famosas e usadas. É necessária para boa parte dos programas feitos com o sistema .NET. Foi lançada em janeiro de 2006 e é compatível com Windows 98, 2000, Millenium, XP e 2003.

Microsoft .NET Framework 3.0 Redistributable - Lançada em novembro de 2006. Contém inúmeros avanços em relação à versão 2.0, apesar do curto intervalo de lançamento entre um e outro. É compatível com Windows XP, 2003 e Vista.

Microsoft .NET Framework 3.5 - Lançada em novembro de 2007. Devido à popularidade grande das versões 2.0, esta é a única versão do Framework que vem também com versões anteriores (no caso, a 2.0 e a 3.0), por isso o instalador conta com mais de 100 MB de arquivos. É compatível com Windows XP, 2003, Vista e 2008.

Microsoft .NET Framework 4.0.0 Ouro - Lançada em abril de 2010. Ainda não está integrada em versão nenhuma do Windows, mas espera-se vê-la na versão 8, ou seja lá qual for o nome da versão para usuários que substituirá o Windows 7. É compatível com Windows XP, 2003, Vista, 2008, 7 e 2008 R2.